Bob Marley foi assassinado pela CIA ?

Imagem
A teoria da conspiração que afirma que Bob Marley foi assassinado pela CIA é baseada em uma série de evidências circunstanciais, que incluem: Ativismo político de Marley: Marley era um ativista político e social que defendia os direitos dos negros e a independência da Jamaica. Suas músicas, como "War" e "Get Up, Stand Up", eram frequentemente críticas ao governo dos Estados Unidos. O atentado a Marley em 1976: Em dezembro de 1976, dois dias antes de um show gratuito para promover a paz na Jamaica, Marley foi baleado em sua casa em Kingston. O atentado foi atribuído a gangues rivais, mas alguns acreditam que a CIA pode ter sido envolvida. O diagnóstico de câncer de Marley: Marley foi diagnosticado com melanoma em 1977. O câncer se espalhou para os pulmões, fígado e cérebro, e ele morreu em 1981, aos 36 anos. Alguns acreditam que o câncer de Marley foi causado pela CIA, através de envenenamento ou radiação. Os defensores da teoria da conspiração aponta

Chico Buarque Curiosidades


  1. A música “Meu Caro Amigo” foi feito para o teatrólogo Augusto Boal. O Brasil vivia o regime da ditadura militar, muitos artistas estavam em exílio. Augusto Boal morando em Portugal queria saber como andavam as coisas em nossas terras tupiniquins, Chico resolveu atender o pedido juntamente com Francis Hime e enviou a carta para Lisboa através da mãe do próprio Augusto. A Carta foi entregue para Boal em um almoço onde estavam presentes outros amigos também exilados, entre eles Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

    
    
    
    
  2. A primeira incursão de Chico ao teatro foi escrevendo a peça Roda Viva (1967). É considerada uma das peças mais importantes do teatro brasileiro na década de 60.
  3. A peça virou um símbolos de resistência à ditadura tanto que, um grupo de pessoas do CCC (Comando de Caças aos Comunistas) invadiram o Teatro Ruth Escobar em São Paulo, espancaram os artistas do elenco e depredaram o cenário. Depois disso a peça foi para Porto Alegre, sofrendo novo atentado o que culminou com o fim do espetáculo.
  4. Em 2016, Chico enviou um comunicado extrajudicial para a emissora TV Cultura para retirada da sua música Roda Viva de uns dos programas de entrevistas mais antigos da tv brasileira “Roda VIva. O pedido surgiu depois de um edição onde o atual presidente da república Michel Temer foi entrevistado, em nota o cantor deu a entender que o programa seria “Chapa Branca” (termo usado quando você quer aliviar o lado de alguém).
    
    
    
    
  5. Chico ganhou 3 vezes o prémio Jabuti, o mais importante prémio literário do Brasil.
  6. “Leite Derramado” foi eleito o livro do ano de ficção em 2000.
  7. As músicas de Chico mais regravadas são: “Anos Dourados”, “Retrato em Branco e Preto” e “Gente Humilde”.
  8. Existe um boato que a música “Jorge Maravilha” foi feita para o ex-presidente da república Geisel (durante a ditadura), Chico nega e diz que teve a inspiração para a música quando foi detido por agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), o cantor relata que quando estava no elevador um soldado pediu um autógrafo para entregar a filha.
    
    
    
    
  9. As autoridades da ditadura interpretaram a música “Apesar de Você” seria uma mensagem endereçada ao então ministro da justiça Armando Falcão (durante o governo Geisel), a música foi censurada e a partir de então todas as letras de músicas assinadas por Chico ganhavam o carimbo de “interditada” pelo Serviço de Censura de Diversões Públicas. Para escapar das limitações, especialmente após as proibições impostas ao álbum "Calabar", Chico Buarque criou o heterônimo Julinho da Adelaide. A estratégia funcionou, e músicas como "Acorda amor", "Milagre brasileiro" e "Jorge Maravilha".
  10. Chico quando jovem disse que seu sonho era cantar como João Gilberto, fazer música como Tom Jobim e letra como Vinicius de Moraes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIOLHOS E INSETOS NOS DREADS DE BOB MARLEY

Bob Marley foi assassinado pela CIA ?