As últimas 24 horas de Elvis Presley

Imagem
Como tinha sérias dificuldades para dormir, Elvis acabava trocando o dia pela noite. Pobre de quem tinha que servi-lo (coitado do dentista) ou, até mesmo, o bajular. Durante os anos 70, o Rei fechava a sala de projeções do Memphian Theater para comandar suas sessões cinematográficas, quando, na maioria das vezes, assistia a filmes de caratê. Vale lembrar que o cantor praticou a arte marcial por 20 anos, chegando a se graduar no oitavo Dan de faixa preta. Mas na noite do 15, Elvis resolveu ficar em casa. Naquele mesmo dia, segundo seu assistente de palco, Charlie Hodge – conhecido por entregar os lenços no palco –, o ídolo estava entusiasmado com seu projeto de abrir uma produtora de filmes, quando se dedicaria a atuar, apenas em papéis dramáticos, e dirigir. O Rei chegou a iniciar seu primeiro documentário, que abordaria o caratê. Equipes de filmagem foram mandadas à Europa para registrar campeonatos mundiais. Alguns takes podem ser conferidos no filme póstumo “Elvis, ídolo imort...

Total de visualizações de página

Testemunho de Elvis Presley

 


O termo "Testemunho de Elvis Presley" (ou Elvis Presley's Testimony) refere-se, no contexto religioso e musical, às frequentes declarações, gravações e demonstrações públicas de fé cristã feitas pelo cantor ao longo de sua vida.

​Embora tenha ficado mundialmente conhecido como o "Rei do Rock", as raízes mais profundas de Elvis estavam na música Gospel e na igreja pentecostal (Assembly of God) que frequentava na infância em Tupelo e, mais tarde, em Memphis.

​Abaixo estão os pontos centrais que compõem o chamado "testemunho de fé" de Elvis Presley:

​1. A Devoção à Música Gospel

​Para Elvis, o Gospel não era apenas um gênero musical, mas uma expressão espiritual. Ele costumava dizer que a música cristã era a única que realmente conseguia acalmar sua mente.

  • Os únicos Grammys: Apesar de ter revolucionado a música mundial com o Rock 'n' Roll, todos os três prêmios Grammy competitivos que Elvis ganhou em vida foram por suas gravações de música Gospel (o álbum How Great Thou Art em 1967, o álbum He Touched Me em 1972 e a performance ao vivo de How Great Thou Art em 1974).
  • As madrugadas em Graceland: Amigos, músicos e membros da Memphis Mafia (seu círculo íntimo) relatam que, após os grandes shows em Las Vegas ou turnês, Elvis passava as madrugadas ao piano cantando hinos religiosos por horas seguidas.

​2. Declarações sobre o Título de "Rei"

​Uma das passagens mais famosas atribuídas ao testemunho de Elvis envolve a rejeição ao seu título mais famoso. Durante um show na década de 1970, quando uma fã na plateia segurou um cartaz dizendo "Elvis, você é o Rei", ele interrompeu a apresentação, apontou para o céu e disse:

​"Não, querida. Eu não sou o Rei. Existe apenas um Rei, e Ele é Jesus Cristo."


​Ele repetiu variações dessa frase em diversas entrevistas e coletivas de imprensa, recusando-se a aceitar o status de divindade que o público tentava lhe impor.

​3. A Busca Espiritual Permanente

​Elvis era um leitor voraz de livros religiosos e espirituais. Ele mantinha a Bíblia sempre por perto (várias de suas Bíblias pessoais contêm extensas anotações, sublinhados e pensamentos escritos à mão nas margens).

​O hino "He Touched Me" (Ele me Tocou), escrito por Bill Gaither, tornou-se um dos pilares de seu testemunho pessoal na fase adulta, onde ele expressava a sensação de alívio e transformação por meio da fé, mesmo enfrentando intensas crises pessoais, solidão e problemas de saúde nos seus últimos anos.

​4. O Impacto Cultural e Legado

​Muitos historiadores da música e biógrafos destacam que o testemunho de Elvis foi fundamental para introduzir a música Gospel tradicional sul-americana (tanto de matriz branca quanto negra, que ele tanto admirava) para o público jovem e secular do mundo inteiro.

​Mesmo no auge da fama e da controvérsia que cercava suas apresentações de Rock nos anos 50, ele nunca omitiu ou escondeu sua fé, integrando hinos sagrados em seus álbuns e apresentações ao vivo até o fim de sua vida em 1977.


Declaração sobre a Música Gospel e Deus

(Gravação de áudio nos bastidores de um show, década de 1970)

​"Nós fazemos dois shows por noite, e muitas vezes é difícil relaxar depois. A única coisa que me traz paz é a música Gospel. Ela me aproxima de Deus, me limpa por dentro.

​Muitas pessoas não sabem, mas desde a minha infância, tudo o que eu queria era fazer parte de um quarteto Gospel. Eu ouvia o The Blackwood Brothers e o The Statesmen, e aquilo tocava a minha alma. O Rock 'n' Roll foi um acidente, mas a música de Deus sempre foi a minha verdade. Tudo o que eu tenho, o meu talento, a minha voz, foi Deus quem me deu. Se eu não usar isso para dar glória a Ele, eu não sou nada."


​2. O Registro na Bíblia Pessoal de Elvis

(Texto escrito à mão por Elvis na contracapa de sua Bíblia pessoal, que hoje está em exibição em Graceland)

​"O homem julga pela aparência exterior, mas Deus olha para o coração.

​Eu preciso de Ti, Senhor. Ajuda-me a caminhar pelo caminho certo, porque a estrada do mundo é cheia de armadilhas. Sem o Teu toque, eu estou perdido. Obrigado por me amar mesmo quando eu falho."


​3. O Famoso Testemunho no Palco (Las Vegas)

(Transcrição do diálogo com o público durante uma temporada de shows)

Elvis: (Olhando para uma fã na primeira fila que segurava um cartaz escrito 'Elvis, You Are The King')

​"Por favor, não faça isso. Eu agradeço o seu carinho, querida, de verdade. Mas eu não posso aceitar esse título. Eu sou apenas um homem. Existe apenas um Rei, e o nome Dele é Jesus Cristo. Ele é o verdadeiro Rei dos Reis."


​4. Reflexão sobre a Fama e a Solidão

(Conversa gravada com o amigo e cantor Rex Humbard, em seu camarim, dezembro de 1976)

​"Rex, eu tenho tudo o que o dinheiro pode comprar. Eu tenho milhões de fãs, tenho carros, tenho casas, posso ter o que eu quiser no momento em que estalar os dedos. Mas eu vou te dizer uma coisa: no fundo, eu sou o homem mais solitário do mundo.

​Eu sinto falta daquela simplicidade de quando ia à igreja com a minha mãe em Tupelo. Eu quero voltar para o altar. Eu sei que me desviei em muitas coisas, mas eu nunca deixei de amar ao Senhor. Eu oro todas as noites antes de subir no palco, porque sei que, sem Ele, eu desabo."


Comentários

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

PIOLHOS E INSETOS NOS DREADS DE BOB MARLEY

Priscilla Presley, a esposa de um rei

elvis capa lindas

entre para o fan clube elvis triunfal

Elvis não morreu?

filmes

Os Filmes da segunda metade dos anos 60: Parte II

Os Filmes da segunda metade dos anos 60: Parte I