Bob Marley foi assassinado pela CIA ?

Imagem
A teoria da conspiração que afirma que Bob Marley foi assassinado pela CIA é baseada em uma série de evidências circunstanciais, que incluem: Ativismo político de Marley: Marley era um ativista político e social que defendia os direitos dos negros e a independência da Jamaica. Suas músicas, como "War" e "Get Up, Stand Up", eram frequentemente críticas ao governo dos Estados Unidos. O atentado a Marley em 1976: Em dezembro de 1976, dois dias antes de um show gratuito para promover a paz na Jamaica, Marley foi baleado em sua casa em Kingston. O atentado foi atribuído a gangues rivais, mas alguns acreditam que a CIA pode ter sido envolvida. O diagnóstico de câncer de Marley: Marley foi diagnosticado com melanoma em 1977. O câncer se espalhou para os pulmões, fígado e cérebro, e ele morreu em 1981, aos 36 anos. Alguns acreditam que o câncer de Marley foi causado pela CIA, através de envenenamento ou radiação. Os defensores da teoria da conspiração aponta

filmes

This is Elvis (Elvis, o ídolo imortal) - Dir: Andrew Solt / M.Leo - Warner - 1981


Documentário com cenas reais e recriadas em estúdio sobre a vida de Elvis. Apresenta entrevistas e depoimentos de pessoas que conviveram com o cantor, além de trechos de suas aparições na TV americana e cenas de seus principais filmes. É sem dúvida o melhor documentário sobre a vida e a carreira de Elvis Presley.

The Great Perfomances vol. 1 e 2 - Dir: Andrew Solt - Buena Vista - 1990
Documentário lançado em vídeo em duas partes. O vídeo traz imagens inéditas de Elvis junto de trechos de seus filmes, de seus shows e de seus especiais de TV. Muito bem elaborado e editado contando com a narração de George Klein.



Elvis'56 Dir: Phillip Huyrut - Metro Home Vídeo - 1990
Outro documentário muito bem feito produzido diretamente para o vídeo. Mostra cenas e shows de Elvis Presley em 1956, ano em que o Rei estourou mundialmente. De quebra cenas raras de Elvis em casa junto de parentes e amigos. Narrado por Lenon Hemon.

Elvis, The Lost Perfomances - Dir: Andrew Solt - MGM/UA Vídeo - 1992
Traz muito material da última fase de Elvis. Cenas inéditas que foram gravadas para os filmes "That's the Way it is" e "Elvis On Tour" são mostradas pela primeira vez aqui. Retrato muito bem feito dos últimos anos do Rei.

Elvis In Hollywood, the 50's - Dir: William Ruller - BMG Vídeo - 1994
Fantástico documentário mostrando como foram feitos os primeiros filmes de Elvis. Entrevistas com atores e diretores que trabalharam com o Rei. Um dos melhores registros feitos sobre o cantor.

Elvis, One Night With You - Dir: Steve Binder - Media Home Vídeo - 1995
Foi lançado junto com o "NBC TV Special" em vídeo e traz material inédito gravado para o histórico especial e que não foi utilizado e nem exibido na época. Registro histórico importante.







Filmes que tiveram o Rei como personagem principal:




Elvis Não Morreu - Dir: John Carpenter - ABC TV - 1979
Telefilme produzido logo após a morte de Elvis que foi lançado nos cinemas brasileiros. O Ator Kurt Russel faz o papel de Elvis nesta produção muito fraquinha que apresenta diversos erros históricos.

Elvis e a Rainha da Beleza - Dir:Gus Trikonis - CBS TV - 1981
Outro telefilme muito fraco contando a história de amor entre Elvis e Linda Thompson. O Ator Don Johnson (da série Miami Vice) faz Elvis. Ele engordou vinte quilos para fazer Elvis em seus anos finais.

Elvis e Eu - Dir: Larry Pierce - ABC TV - 1988
Minisérie baseada no livro de Priscilla Presley "Elvis e Eu". O Filme é o que de melhor foi feito sobre a história de Elvis. A reconstituição é muito boa e o ator que faz Elvis, Dale Midkiff, não compromete. Foi um grande sucesso de audiência na TV norte americana.

Elvis e o Coronel - Dir: Larry Sanders - ABC TV - 1989
Outro telefilme muito ruim que desperdiça tempo e paciência contando a história de Elvis e do Coronel Tom Parker. Tudo muito mal feito e barato. O Ator que faz Elvis é péssimo.

Uma Noite com o Rei do Rock - Dir:Chris Columbus - Touchstone Pictures - 1992
Comédia em que um bando de garotos raptam o cantor para tirar sua mãe da depressão. Tem bons momentos, mas no geral é uma grande bobagem. O diretor Columbus fez o grande sucesso "Esqueceram de Mim".

O Encontro de Elvis com Nixon - Dir. John Lester - 1999
Esse telefilme conta a história do encontro de Elvis Presley com Nixon, durante a primeira metade dos anos 70. Uma boa história que foi desperdiçada (mais uma vez!). O maior erro é retratar Elvis como um bobo; o ator que interpreta o cantor está exagerado e caricato, assim como o ator que faz Nixon. Para confundir ainda mais colocam algumas pessoas dando depoimentos como se fossem os verdadeiros envolvidos no histórico encontro. Perda total de tempo. Fuja!



Um Estranho chamado Elvis - Direção: David Winkley - EUA, 1999
Com: Harvey Keitel, Johnathon Schaech, Bridget Fonda.
Byron Gruman (Jonathon Schaech) perdeu o ânimo pela vida, desde que sua mulher Beatrice (Gretchen Mol) faleceu. Decide viajar sem rumo pela estradas dos Estados Unidos e em uma de suas viagens, enxerga ao longe um homem vestido com uma jaqueta cor-de-rosa, segurando uma placa onde se lê "Graceland". O homem se apresenta com o nome de Elvis e insiste em dizer que é o próprio Presley -- apesar de não ser nem um pouco parecido com ele. Byron dá carona ao estranho e começa uma aventura, que o faz mudar seus sentimentos em relação a vida, ajudado por acontecimentos inusitados. . O filme demonstra que Elvis Presley está mais presente do que nunca no mundo atual, seja através de sua música ou de sua imagem.

3,000 Miles to Graceland - Direção: Damien Lichtenstein - EUA, 2000
Com: Kevin Costner, Kurt Russel.




A história do filme gira em torno de um grupo de ex-presidiários que planeja um último grande golpe que vai torná-los todos milionários, vivendo numa praia do Caribe. A idéia é pegar o dinheiro do cassino Riviera, em Las Vegas, mas na data de uma convenção internacional de imitadores de Elvis Presley. Interessante. Vale a pena conferir.



NOTA: Além destes, Elvis é citado em milhares de filmes. Entre Eles: Forrest Gump, Mystery Train, Amor à queima roupa, A fera do Rock, Backbeat, Querida América - Cartas do Vietnã, Grease - Nos tempos da Brilhantina e muitos outros. O Rei do Rock não ganhou ainda uma cinebiografia definitiva, e no geral os atores que o representam no cinema não conseguem nem chegar perto do talento de Elvis Presley, isso quando não ficam totalmente ridículos tentando imitar a dança do cantor. Espero realmente que um dia a história de Elvis ganhe um filme à altura do mito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PIOLHOS E INSETOS NOS DREADS DE BOB MARLEY

Bob Marley foi assassinado pela CIA ?